Por que o eSocial beneficia a população em geral e não apenas as empresas?

Muitas pessoas imaginam que o eSocial beneficia apenas o governo e penaliza as empresas. Mas a verdade é que esse sistema traz benefícios para toda a população brasileira. Nesse artigo falaremos um pouco sobre o assunto, mostrando os impactos dessa ferramenta.

Como a população se beneficia do eSocial

Agora vamos falar sobre os principais benefícios proporcionar para a sociedade em geral.

Maior segurança para os trabalhadores

Para entender os benefícios do eSocial para a sociedade, é preciso analisar o impacto da ferramenta para os trabalhadores. Agora, todos os trabalhadores terão muito mais garantia com relação aos seus direitos trabalhistas e previdenciários.

Afinal de contas, é dever dos empregadores informar questões relevantes, como contratações, novos vínculos, depósito do FGTS, insalubridade, periculosidade e outras obrigações. O trabalhador, por sua vez, deve cobrar das empresas o fiel cumprimento dessas diretrizes.

Com o eSocial, mais empresas passarão a atender às exigências governamentais, registrando seus empregados e cumprindo as legislações trabalhista e previdenciária. Graças à transparência, os empregados poderão acompanhar de perto todos os processos.

O sistema será usado não apenas para registro de novos vínculos, como também dados sobre os pagamentos feitos aos trabalhadores e consequentemente os tributos devidos aos órgãos públicos, no caso, federais.

Além disso, dados sobre as condições de trabalho, dados sobre o local de trabalho e tipos de riscos também estarão disponíveis no sistema com a entrada dos módulos de Saúde e Segurança na próxima fase do eSocial. Isso garante ao trabalhador que todos os seus direitos sejam respeitados.

Cálculos corretos

Outro benefício do eSocial para a sociedade é a redução nos erros de cálculo, o que gera muito mais segurança não apenas para as empresas, como para todos os envolvidos na relação de trabalho.
Através do sistema as empresas poderão fazer o envio direto de diversas informações sobre os trabalhadores, de forma automatizada e unificada. Isso faz com que erros de cálculo sejam menos frequentes.

Um sistema para todos

O eSocial é um sistema aplicável a todos os trabalhadores, não importando o regime a que estão vinculados. Dessa forma, será válido para celetistas, estatutários, autônomos, avulsos, cooperados, estagiários e sem vínculo empregatício.

Todos terão suas informações registradas no sistema, de forma uniformizada. Dessa forma, o sistema inaugura um grande banco de dados, muito mais seguro, administrado diretamente pelo governo.

Otimização das políticas públicas

Vale à pena destacar que a sociedade deve agora cobrar ações mais eficazes. Espera-se que o governo através do eSocial seja capaz de gerar melhora na elaboração de políticas públicas. Os benefícios previdenciários aos trabalhadores serão prestados de forma mais eficiente e com mais agilidade.

A população será beneficiada pelo eSocial?

Como você pode perceber, a adoção do eSocial trará benefícios para todas as pessoas e não apenas para o governo ou para as empresas. O Brasil é um país com uma grande força de trabalho – são milhares de pessoas empregadas e novas oportunidades surgem todos os dias.

Dessa forma, um sistema uniformizado de gerenciamento de informações relativas aos trabalhadores será capaz de trazer muito mais comodidade para todos. As empresas serão beneficiadas, da mesma forma que todo o corpo social.

Por isso é importante que todos estejam atentos às novas exigências, para se adequarem ao sistema.

As empresas devem estar prontas para enviar informações através do eSocial, enquanto a população deve conhecer a ferramenta e como ela funciona.

Recent Posts

Deixe um Comentário