Clínicas: a importância de se preparar para a legislação do eSocial

A sua empresa está pronta para atender à legislação do eSocial? Essa demanda vem sendo discutida há algum tempo, mas que já está afetando os processos internos das empresas, especialmente das clínicas.

Dentro do eSocial as empresas serão capazes de informar, de forma direta, questões relativas a vínculos de trabalho, contribuições previdenciárias, acidente de trabalho, folha de pagamento, aviso prévio, escriturações fiscais e muito mais.

O que é o eSocial

Para que você entenda a importância de se adequar ao eSocial, vale a pena entender o que esse sistema representa. Abaixo apresentamos o conceitos e objetivos do programa.

Esse é o novo sistema de registro para empresas, criado pelo Governo Federal. O seu objetivo é tornar a administração das empresas muito mais fácil e sem burocracia. O foco do sistema são as informações relacionadas aos trabalhadores.

Um dos principais benefícios desse novo sistema para as clínicas é a redução de custos internos. O setor de contabilidade se tornará muito mais dinâmico e eficiente com a adoção desse sistema padronizado.

Dentro do e-Social, todas as informações coletadas pelas empresas farão parte de um mesmo banco de dados. Esse banco de dados, por sua vez, será administrado diretamente pelo governo.

Ao todo, mais de 40 milhões de trabalhadores serão afetados. O número de empresas participantes é de 8 milhões, sem contar os escritórios de contabilidade, que também serão atingidos.

O eSocial é obrigatório?

Quando foi criado, o eSocial passou a ser obrigatório para todas as empresas com faturamento superior a R$78 milhões. No entanto, a obrigatoriedade foi estendida para todas as empresas, independentemente do faturamento. Vale à pena conhecer seu cronograma http://portal.esocial.gov.br/institucional/ambiente-de-producao-empresas.

Dessa forma, a sua clínica também deve se ajustar para atender aos padrões desse novo sistema. Para garantir a adequação, medidas devem ser tomadas agora, visando cumprir com as novas diretrizes e processos.

Desafios para se adequar ao eSocial

Para se adequarem ao eSocial, as empresas devem enviar periodicamente, através de sistema digital, informações relativas aos trabalhadores. Muitas clínicas ainda não estão preparadas para o modelo e enfrentam alguns desafios.

Um dos principais aspectos que devem ser observados pelas clínicas é a sincronização do trabalho e mudança na rotina. O envio de dados será periódico e para todas as empresas, de todos os segmentos.

Outro desafio é manter a consistência dos dados enviados. Informar corretamente no e-Social é fundamental para evitar erros que possam prejudicar a saúde financeira do seu negócio.

Além disso, o sistema eSocial determina prazos, que devem ser respeitados pelas empresas. Na prática isso significa que a sua clínica deve informar corretamente os dados, sempre dentro do calendário do governo.

Existe também o fator técnico, tendo em vista que nem todas as clínicas estão prontas para lidar com o sistema informatizado. Dessa forma, é preciso que os funcionários sejam treinados para usar a nova ferramenta.

A sua clínica está preparada?

Apesar de parecer complicado, o eSocial será responsável por reduzir a burocracia. Através do sistema, que é centralizado, será muito mais fácil gerenciar questões relativas aos trabalhadores.

Por isso é importante conhecer melhor esse sistema e todos os seus aspectos. A adequação ao novo modelo é de responsabilidade das empresas, que são obrigadas a informarem uma série de questões relativas aos empregados. Fonte: http://portal.esocial.gov.br/institucional/conheca-o

Recent Posts

Deixe um Comentário